sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

America's Cup rouba a cena na conferência de imprensa do Louis Vuitton Trophy

Na teoria, a conferência de imprensa ontem no Royal New Zealand Yacht Squadron tinha como pauta a etapa de Auckland do Louis Vuitton Trophy. Na prática, a 34ª America's Cup virou o tema da conversa com Grant Dalton, CEO do Emirates Team New Zealand (RNZYS/NZL), e Bruno Troublé, diretor de eventos da Louis Vuitton.
Este é o primeiro evento que envolve equipes candidatas à Auld Mug desde o 33º desafio pela Taça e poderá ser utilizado pelos times para discutir assuntos pertinentes sobre a próxima disputa, que deverá voltar ao sistema de multi-challenger (múltiplos desafiantes). Nos bastidores, as equipes correm para efetuar contratações importantes visando o futuro da campanha rumo à Copa.
Sobre o processo consultativo defendido pelo BMW Oracle Racing (GGYC/EUA), detentor da America's Cup, o CEO da equipe anfitriã demonstrou confiança nos americanos: "Qualquer que seja o caminho que a Copa for, nós temos que estar prontos para segui-la. Tudo que eles disseram desde julho de 2007 foi feito e eles se mantiveram constantes - o envolvimento dos challengers, consulta, regras justas. Se isso vai mudar ou não, temos que esperar pra ver. Mas até agora, eles não mudaram uma vírgula desse compromisso," afirmou Dalton.
Quando perguntados se correr com multicascos seria uma melhor opção, os entrevistados pareciam ter pontos de vista diferentes. Enquanto Dalton sustentava um discurso favorável, Troublé usou o exemplo da classe de trimarãs ORMA 60 para embasar a sua opinião: "Essa classe só durou dois anos na França. As regatas eram todas ganhas pelo barco que só cambava uma vez na perna de contravento, o barco que cambava duas vezes era segundo e por aí vai."
Seguindo o exemplo da 33ª America's Cup em Valencia, o público mundial também terá a oportunidade de acompanhar as emoções do Louis Vuitton Trophy ao vivo na internet. Já os neozelandeses, tradicionalmente apaixonados pelo iatismo, poderão assistir às regatas em um telão na região do porto de Auckland, enquanto a rede de TV ONE terá resumos diários das regatas e transmitirá em sinal aberto os dois últimos dias de competição.

Fonte: Sail World e Louis Vuitton Trophy
Foto 1: Gareth Cooke / SubZero Images
Foto 2: Sally Collison / Louis Vuitton Trophy Nice Côte d'Azur

Nenhum comentário:

Postar um comentário