Dois dias depois da realização com sucesso da primeira regata, a Comissão de Regata da 33ª America's Cup continua tendo trabalho para montar a raia devido à extrema inconstância do vento em Valencia. Diferenças de 55º na direção do vento entre a largada, a boia de contravento e a marca de través já são constantes e em certos momentos ocorrem rondadas de 180º, com velocidades que não ultrapassam os 5 nós. Mesmo assim, a CR trabalha no sentido de otimizar a raia para termos uma boa regata hoje e os times esperam ansiosos pelo sinal de largada, velejando a cerca de 4 milhas da linha.
O mundialmente famoso repórter náutico Sebastien Destremau, que tem no seu currículo nada menos que cinco títulos mundiais, três europeus, uma Sydney-Hobart e três participações na Louis Vuitton Cup, falou ao site oficial da America's Cup como será esta segunda regata. Confira o relato na íntegra:

Graças à sua largura e sua estabilidade lateral nata, o USA 17 - BMW Oracle Racing (GGYC/EUA) deverá velejar mais confortavelmente enquanto o Alinghi 5 (SNG/SUI) deverá tentar compensar com o lastro e a espadela.
Contudo, o grande perigo é quanto mais rápido você vai maior o risco de embicar. Neste ângulo, o casco de sota vai querer mergulhar e o truque é decidir entre manobrar rapidamente ou segurar o rumo e soltar as velas. As tripulações também terão que ser rápidas para adaptar a trimagem e evitar que o casco de barla voe muito alto, algo que é sinônimo de perda de velocidade.
Será um dia muito interessante aqui em Valencia e com esperança de que ambos possam voltar em segurança para o porto esta noite."
Fonte: America's Cup
Foto 1: America's Cup
Foto 2: DesTopNews
Fonte: America's Cup
Foto 1: America's Cup
Foto 2: DesTopNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário