domingo, 14 de fevereiro de 2010

Destremau prevê um dia interessante e com muitos desafios para USA 17 e Alinghi 5

Dois dias depois da realização com sucesso da primeira regata, a Comissão de Regata da 33ª America's Cup continua tendo trabalho para montar a raia devido à extrema inconstância do vento em Valencia. Diferenças de 55º na direção do vento entre a largada, a boia de contravento e a marca de través já são constantes e em certos momentos ocorrem rondadas de 180º, com velocidades que não ultrapassam os 5 nós. Mesmo assim, a CR trabalha no sentido de otimizar a raia para termos uma boa regata hoje e os times esperam ansiosos pelo sinal de largada, velejando a cerca de 4 milhas da linha.
O mundialmente famoso repórter náutico Sebastien Destremau, que tem no seu currículo nada menos que cinco títulos mundiais, três europeus, uma Sydney-Hobart e três participações na Louis Vuitton Cup, falou ao site oficial da America's Cup como será esta segunda regata. Confira o relato na íntegra:

"A maior diferença são as duas pernas de través. Velejar em um ângulo de 120º por 13 milhas será um grande desafio para os dois competidores. Multicascos não foram feitos para velejar em ângulos apertados como estes e eles estarão acima do limite velejando com a genoa. Estas serão as pernas mais perigosas da disputa desta America's Cup pois os cascos de sotavento vão querer 'afundar' na água.
Graças à sua largura e sua estabilidade lateral nata, o USA 17 - BMW Oracle Racing (GGYC/EUA) deverá velejar mais confortavelmente enquanto o Alinghi 5 (SNG/SUI) deverá tentar compensar com o lastro e a espadela.
Contudo, o grande perigo é quanto mais rápido você vai maior o risco de embicar. Neste ângulo, o casco de sota vai querer mergulhar e o truque é decidir entre manobrar rapidamente ou segurar o rumo e soltar as velas. As tripulações também terão que ser rápidas para adaptar a trimagem e evitar que o casco de barla voe muito alto, algo que é sinônimo de perda de velocidade.
Será um dia muito interessante aqui em Valencia e com esperança de que ambos possam voltar em segurança para o porto esta noite."

Fonte: America's Cup
Foto 1: America's Cup
Foto 2: DesTopNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário