Pela segunda vez seguida, a primeira regata da 33ª America's Cup é adiada pela inconstância do vento na raia de Valencia. Os gigantes multicascos 90 ft x 90 ft até que tentaram, mas de novo a diferença na direção dos ventos entre a marca de contravento e a linha de largada era de 30º e com alguma frequência atingindo picos de 80º. Antes do adiamento definitivo, a regata já havia sido retardada por três horas devido às ondas e ventos fortes na raia, que consistiam em um risco à segurança da competição.
Os 30% de possibilidade de não termos regata hoje, de acordo com os velejadores locais ontem, se tornaram realidade mesmo após uma terça-feira de vendavais de 25 nós na raia espanhola. Assim, mais uma vez Alinghi 5 e USA 17 voltam ao porto valenciano ainda empatados na disputa pela Taça e deixam os fãs ao redor do mundo ansiosos pelo início da disputa.
O segundo retardamento seguido da primeira corrida pela America's Cup já provoca um certo ceticismo da mídia especializada com relação à fórmula da disputa, baseada no centenário Deed of Gift e nas suas interpretações. Devido à falta de consenso entre a Société Nautique de Genéve e o Golden Gate Yacht Club sobre os detalhes da competição, esta edição da Copa terá disputas em percursos com pernas muito maiores (20 milhas na primeira regata e 13 milhas na segunda) do que costuma-se velejar nos tempos modernos (cerca de 2 milhas). A grande distância entre as marcas dificulta a construção de um percurso com ventos regulares, forçando a Comissão de Regatas a adiar a disputa para um novo dia.
Porém, como esta edição da Copa é regida pelo Deed of Gift, as regatas precisam ter um intervalo de um dia entre cada tentativa de competição. Por causa desta determinação, perdeu-se um dia em que poderia ter acontecido uma boa regata e teremos que esperar até sexta-feira para que ocorra uma nova tentativa de competição. De acordo com Richard Gladwell, autor deste comentário no site americano Sail World, "se regatas de duas ou três milhas acontecessem, uma audiência mundial gigantesca teria presenciado uma excitante e histórica regata na segunda-feira. Ao invés disso, os canais a cabo preferiram passar reprises de corridas automobilísticas."
Gladwell também acredita que "o efeito desta interpretação do Deed of Gift pode fazer com que muitos jornalistas e fãs deixem Valencia sem ter visto sequer uma regata." Enquanto isso, as equipes terão mais dois dias para reparos, ajustes e conferências de imprensa e a mídia terá um tempinho livre para fotografar as belezas da cidade mediterrânea. A primeira regata foi remarcada para as 10h00 no horário local (06h00, horário da Bahia) da sexta-feira, dia 12 de fevereiro.
Com o início do período de carnaval, as atualizações no Blog da FENEB serão um pouco menos frequentes mas sem qualquer prejuízo de qualidade nas informações trazidas até você, amigo leitor! Assista à transmissão televisiva ao vivo da primeira regata na sexta-feira no site oficial da 33ª America's Cup e confira as últimas novidades em português com a gente, no Blog da FENEB!
Fonte: Sail World
Foto 1: Richard Gladwell / Sail World
Foto 2: Luca Butto / Alinghi
Foto 3: Gilles Martin-Raget / BMW Oracle Racing
Foto 4: Guilain Grenier / BMW Oracle Racing
Os 30% de possibilidade de não termos regata hoje, de acordo com os velejadores locais ontem, se tornaram realidade mesmo após uma terça-feira de vendavais de 25 nós na raia espanhola. Assim, mais uma vez Alinghi 5 e USA 17 voltam ao porto valenciano ainda empatados na disputa pela Taça e deixam os fãs ao redor do mundo ansiosos pelo início da disputa.
O segundo retardamento seguido da primeira corrida pela America's Cup já provoca um certo ceticismo da mídia especializada com relação à fórmula da disputa, baseada no centenário Deed of Gift e nas suas interpretações. Devido à falta de consenso entre a Société Nautique de Genéve e o Golden Gate Yacht Club sobre os detalhes da competição, esta edição da Copa terá disputas em percursos com pernas muito maiores (20 milhas na primeira regata e 13 milhas na segunda) do que costuma-se velejar nos tempos modernos (cerca de 2 milhas). A grande distância entre as marcas dificulta a construção de um percurso com ventos regulares, forçando a Comissão de Regatas a adiar a disputa para um novo dia.
Porém, como esta edição da Copa é regida pelo Deed of Gift, as regatas precisam ter um intervalo de um dia entre cada tentativa de competição. Por causa desta determinação, perdeu-se um dia em que poderia ter acontecido uma boa regata e teremos que esperar até sexta-feira para que ocorra uma nova tentativa de competição. De acordo com Richard Gladwell, autor deste comentário no site americano Sail World, "se regatas de duas ou três milhas acontecessem, uma audiência mundial gigantesca teria presenciado uma excitante e histórica regata na segunda-feira. Ao invés disso, os canais a cabo preferiram passar reprises de corridas automobilísticas."
Gladwell também acredita que "o efeito desta interpretação do Deed of Gift pode fazer com que muitos jornalistas e fãs deixem Valencia sem ter visto sequer uma regata." Enquanto isso, as equipes terão mais dois dias para reparos, ajustes e conferências de imprensa e a mídia terá um tempinho livre para fotografar as belezas da cidade mediterrânea. A primeira regata foi remarcada para as 10h00 no horário local (06h00, horário da Bahia) da sexta-feira, dia 12 de fevereiro.
Com o início do período de carnaval, as atualizações no Blog da FENEB serão um pouco menos frequentes mas sem qualquer prejuízo de qualidade nas informações trazidas até você, amigo leitor! Assista à transmissão televisiva ao vivo da primeira regata na sexta-feira no site oficial da 33ª America's Cup e confira as últimas novidades em português com a gente, no Blog da FENEB!
Fonte: Sail World
Foto 1: Richard Gladwell / Sail World
Foto 2: Luca Butto / Alinghi
Foto 3: Gilles Martin-Raget / BMW Oracle Racing
Foto 4: Guilain Grenier / BMW Oracle Racing
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