quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Beto Pandiani confirma presença na VI Regata Salvador-Morro de São Paulo


Criada há seis anos através da iniciativa de um grupo de velejadores baianos entusiastas da Classe Hobie Cat, a Regata Salvador-Morro de São Paulo, destinada a pequenos e velozes catamarans a vela, nasceu de forma despretenciosa para hoje, na sua sexta edição, ser considerada uma das mais importantes competições de vela do estado da Bahia.
A regata, que conta com um percurso de 36 milhas entre a capital baiana e o balneário de Morro de São Paulo, possui ingredientes únicos, responsáveis pelo sucesso e crescimento contínuo do evento em cada edição. Em pleno verão baiano, época de sol quente e ótimos ventos, a competição tem largada no dia 06 de fevereiro próximo, na Baía de Todos os Santos, entre o Yacht Clube da Bahia e a badalada praia do Porto da Barra, enchendo de cor a manhã de sábado dos baianos. A chegada se dá em Morro de São Paulo, um dos mais procurados destinos turísticos do país, na Ilha de Tinharé, no baixo sul do estado. O local é famoso pelas suas praias de beleza única e pelo agito da noite.
O percurso é um dos mais belos dentre as competições náuticas do país, pois segue costeando o litoral da Ilha de Itaparica, Ponta do Garcez e Praia do Guaibim. A chegada em Morro de São Paulo é indescritível e, já do meio do percurso, avista-se o Farol do Morro, que dá as boas vindas aos velejadores que chegam rumo ao Clube de Vela de Morro de São Paulo, onde se dá a chegada e a recepção aos participantes.
A regata tem também seu lado desafiador. É a única regata oceânica para catamarãs de pequeno porte. São verdadeiras máquinas voadoras das classes Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Hobie Tiger, Supercat 17, Tornado e A-Cat. A partir de 2009, a regata foi aberta também a catamarãs de oceano, barcos cabinados e de maior porte. A intenção é criar as bases para transformar o evento em um grande encontro internacional de catamarans a vela, desenvolvendo e divulgando o esporte e turísmo náutico no estado.
Tantos atrativos têm servido para atrair, a cada ano, uma participação maior de velejadores de diversos estados do país. Já em 2009 a Regata Salvador-Morro de São Paulo contou com a participação de velejadores de Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Ceará e Paraíba, além dos anfitriões baianos.
Em 2010, o evento ganha destaque com a participação já confirmada de um dos maiores velejadores do país e do mundo. O paulista Beto Pandiani, após ter se lançado em diversas aventuras pelo oceano sempre a bordo depequenos catamarans sem cabine, aceitou de imediato o convite dos organizadores para participar da regata. O seu currículo inclui uma viagem dos Estados Unidos ao Litoral Paulista, uma expedição à Antártica e outra à Groenlândia e, mais recentemente, a travessia do Oceano Pacífico desde o Chile até a Austrália.
No dia 05 de fevereiro, às 19h00, Beto Pandiani fará uma palestra no Centro de Convenções do Yacht Clube da Bahia falando sobre as experiências adquiridas nas diversas travessias realizadas por ele. A regata organizada pelo Yacht Clube da Bahia terá largada às 10h00 do dia 06 de fevereiro e conta com o apoio do Clube de Vela de Morro de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Cairú.
Release oficial do Yacht Clube da Bahia - http://www.icb.com.br/
Fotos: Afonso Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário