segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cerimônia abre 33ª America's Cup com chave de ouro

Antes mesmo de começar, já há quem diga que a 33ª America's Cup é o evento náutico mais emocionante de todos os tempos. A multidão que foi ao porto de Valencia ontem pôde conhecer de pertinho as duas equipes e participar da centenária tradição do sorteio da largada na cerimônia de abertura da Copa.
No 'cara ou coroa', a sorte sorriu para o BMW Oracle Racing, representante do clube desafiante Golden Gate Yacht Club, que irá largar amurado a boreste na primeira regata (ou seja, largará pelo "lado direito" da raia) enquanto o Alinghi, que veste as cores da Société Nautique de Genéve, terá que largar amurado a bombordo ("lado esquerdo" da raia). A vantagem de largar amurado a boreste indica que o competidor tem direito de passagem em uma situação de encontro entre os barcos.
No meio da multidão presente em Valencia, dois "árabes" chamaram a atenção na cerimônia. Portando bandeiras da Suíça e do Alinghi, a dupla fazia uma clara lembrança à primeira raia escolhida pelos suíços para sediar a Copa, o emirado árabe de Ras al-Khaimah.
A princípio, a regata de hoje teve a largada adiada, ainda sem previsão de horário, devido às fracas brisas no porto valenciano. Contudo, Alinghi 5 e USA 17 já estão na água a 100 metros da Comissão de Regata, apenas esperando o vento aparecer para começar a mítica regata. Confiram a transmissão televisiva ao vivo no site da 33ª America's Cup e os comentários sobre as partes mais importantes da regata aqui no Blog da FENEB!

Nenhum comentário:

Postar um comentário