quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Nenhuma regata disputada mas muitas palavras ditas em Valencia

Grande parte da mídia náutica mundial está reunida em Valencia para documentar a 33ª America's Cup mas... o que fazer quando o tempo não colabora? Enquanto as equipes aproveitam para convocar conferências de imprensa referentes às diversas tentativas de regata, o grande público aproveita para conhecer um pouco mais a  linda cidade mediterrânea que é anfitriã do evento.
A quarta-feira em Valencia foi de muitas palavras vindas de todos os lados. O Alinghi culpou a altura das ondas pelo cancelamento da regata de hoje: "As ondas foram o maior problema, estavam com cerca de 1.30 m de altura na linha de largada. Isso significa que as ondas podiam crescer até 1.80 m e isso seria preocupante," afirmou o estrategista do time Murray Jones. De acordo com Jones, os ventos fortes no norte da Espanha vindos da França eram os causadores das ondas. "Está balançando muito aqui fora (da costa), confuso, frio e já tivemos 20 nós de vento esta manhã," disse Will McCarthy, membro da equipe suíça.
Do lado americano da raia, o skipper James Spithill foi o porta-voz do BMW Oracle Racing na conferência de imprensa realizada logo após o aviso de retardamento da regata para a sexta-feira. "Nós estávamos ansiosos para correr hoje. Acho que às 10h00 (06h00, horário da Bahia) era a hora certa e nós provavelmente poderíamos ter velejado. Dito isso, eu acredito que (o Presidente da Comissão de Regatas) Harold Bennett é o cara certo para este trabalho e tenho total confiança nele." Spithill também fez vários elogios à sua "máquina": "Eu adoraria ter ido velejar hoje. Adoro comandar este barco e isso é a melhor parte dele. Você fica desejando velejar nele todos os dias! Você vai pra casa e não pode esperar para voltar no porto no outro dia."
Com todo o peso de decidir por adiar as regatas nas costas, Harold Bennett também fez suas declarações à imprensa: "Ficamos por aproximadamente uma hora na área de largada e, quando fomos ver, todos estavam verdes de enjoo no barco. Nas últimas três semanas, em apenas cinco ou seis dias haviam condições para se competir, vamos ter que ser pacientes." Contudo, o apoio às decisões de Bennett é quase unânime no porto valenciano: "Acho que, com os barcos que temos, queremos ter fair racing (competição justa) - penso que todos concordamos com isto. Não é culpa de ninguém. Não é culpa do Harold. É só o tempo," afirmou James Spithill do BMW Oracle Racing.
Já a mídia especializada faz duras críticas à intensa disputa judicial que precedeu esta edição da Copa. "Nos últimos 31 meses as três palavras mais comuns que os fãs do iatismo ao redor do mundo ouviram sobre a America's Cup foram 'Deed of Gift', enquanto duas - 'Consenso Mútuo' - foram bem ausentes. Agora que já estamos há três dias no mais prestigiado troféu náutico, as palavras 'Deed of Gift' são tratadas com algum desdém e a frase 'os times entraram em acordo' está presente no predicado ou na explicação de qualquer nova decisão ou ação," escreve Richard Gladwell, repórter do site Sail World.
Enquanto isso, há quem pouco se importe em discutir e prefira aproveitar os encantos valencianos. Lugares como o bar Estrella Damm, localizado nas dependências da vila da Copa, vivem lotados e bandas como os bascos do Zenttric se apresentam no palco principal frente a um grande público. E se a equipe suíça reclamou das ondas, teve um integrante que mostrou uma certa familiaridade com elas. "Assim que o membro da equipe de design do Alinghi Aaron Perry ouviu falar das ondas, ele pegou a prancha e foi para a praia," tudo documentado pela equipe de mídia dos suíços e publicado no YouTube.
Esteja ligado na sexta-feira! O tiro de partida para a primeira regata está marcado para as 10h00 no horário local (06h00 no horário da Bahia) e poderemos finalmente ver Alinghi 5 e USA 17 em ação! Confira a transmissão televisiva ao vivo no site oficial da 33ª America's Cup e as últimas novidades em português no Blog da FENEB!

Fonte: Sail World, BMW Oracle Racing e @33ACup no twitter
Foto 1 e 4: Jean Phillippe Jobé / Sail World
Foto 2: Richard Gladwell / Sail World
Foto 3: Gilles Martin-Raget / BMW Oracle Racing
Foto 5: @33ACup no twitter
Foto 6: Guilain Grenier / BMW Oracle Racing

Nenhum comentário:

Postar um comentário