domingo, 14 de fevereiro de 2010

Sindicato italiano já tem documentos prontos para 34ª America's Cup, diz jornal

A 33ª America's Cup ainda nem terminou e correm rumores por trás dos panos de que, em caso de vitória americana, tudo já está acertado para que a próxima disputa seja em 2013 na famosa raia de Newport, casa da Copa por 53 anos. Segundo o jornal italiano La Gazzeta dello Sport, uma representante da equipe Mascalzone Latino Audi Team (CNR/ITA, na foto o fundador Vicenzo Onorio) está com toda a documentação do desafio italiano pela 34ª edição do troféu pronta para ser entregue, dependendo apenas que o USA 17 (GGYC/EUA) cruze a linha de chegada à frente do Alinghi 5 (SNG/SUI) nesta segunda regata.

De acordo com o jornal, a advogada da equipe italiana Alessandra Pandarese está a bordo do yacht do fundador do time americano Larry Ellison portando toda a papelada necessária para oficializar o desafio pela Copa. A vitória do BMW Oracle Racing também traria de volta o patrocínio da Louis Vuitton, afastada da America's Cup desde que o embate judicial começou em 2007, e a volta da disputa da centenária Copa à famosa raia de Newport, raia escolhida pelo New York Yacht Club para sediar os desafios pela Taça entre 1930 e 1983.

A cidade de Newport, localizada no estado de Rhode Island, é uma importante base da Marinha americana e foi a residência de verão dos presidentes americanos entre as gestões de Dwight D. Eisenhower e John F. Kennedy. Após a quebra da bolsa nova-iorquina em 1929, a cidade foi escolhida como a nova raia-sede da America's Cup pelo New York Yacht Club, detentor da mais longa série de vitórias do esporte mundial. No ano seguinte, o Enterprise (NYYC/EUA) manteve a Taça nos Estados Unidos ao vencer os irlandeses do Shamrock V (RUYC/GBR) na 14ª edição.

A última America's Cup em Newport foi em 1983 (25ª edição), quando o Australia II (RPYC/AUS, na foto) venceu o Liberty (NYYC/EUA) por 4-3 depois de estar perdendo por 1-3 e encerrou os 132 anos de hegemonia dos americanos na vela mundial. Depois de quatro anos em Perth, a Taça voltou aos Estados Unidos pelas mãos do sindicato Stars and Stripes 87 (SDYC/EUA), que venceu os anfitriões do Kookaburra III (RPYC/AUS) por incontestáveis 4-0. O troféu não volta aos EUA desde 1995, quando o Black Magic (RNZYS/NZL) venceu o Young America (SDYC/EUA) na 29ª edição, e o USA 17 (GGYC/EUA) é o veleiro que chegou mais próximo de trazer a Copa "de volta pra casa" desde então.


Foto 1: Mascalzone Latino
Foto 2: WikiMapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário