domingo, 14 de fevereiro de 2010

"Velejar te ensina a ser paciente": 2ª regata da America's Cup com emoção desde o início

Depois de mais de quatro horas de espera, as brisas de sudeste firmaram-se em Valencia e possibilitaram a realização dos procedimentos de largada para a 2ª regata da 33ª America's Cup, que promete ser muito melhor do ponto de vista do match racing do que a primeira regata.
Os suíços do Alinghi 5 (SNG/SUI) não tiveram uma boa largada pois foram penalizados por estar dentro da área de largada antes do tempo permitido e precisam cumprir a punição de 270º. Com isso, os americanos do USA 17 - BMW Oracle Racing (GGYC/EUA) largaram limpo e amurados a boreste.
Velejando em bordos opostos, a separação lateral entre os competidores chegou a ser de 3 quilômetros. Quando o USA 17 abriu 300 metros de frente, comentários no twitter sugeriam que o "erro infantil" do Alinghi 5 havia lhes custado a Taça e que o jogo já estava ganho pelos americanos. É verdade que a confiança está na altura das nuvens do lado yankee, inclusive com notícias sobre um possível acordo para a disputa da 34ª edição da Copa em caso de vitória do time de Larry Ellison.
Antes da metade da primeira perna, os americanos cambaram para o mesmo bordo dos suíços e continuavam a frente, "confirmando" a tão falada superioridade da vela-asa. Contudo, num golpe tático impressionante, os suíços cambaram, ficaram amurados a boreste e pegaram carona numa rajada que os impulsionou para a liderança enquanto os yankees pareciam estáticos na raia.
Quando o USA 17 cambou, já era tarde. O Alinghi 5 pulou à frente, velejando melhor e com mais velocidade em direção ao rumo, impressionando ao público que acompanha a regata ao vivo no site oficial da 33ª America's Cup. Ainda antes da metade da primeira perna de contravento, os helvéticos já estavam 500 metros na frente e prometendo empatar a disputa pela Taça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário