segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vento não colabora e espetáculo da AC é adiado para quarta-feira

O entusiasmo e a vontade eram grandes, mas a falta de vento e a inconstância das rajadas levaram à vitória do bom senso e a Comissão de Regata terminou por adiar a primeira regata da 33ª America's Cup. O mundo ainda terá que esperar mais dois dias para o tão esperado confronto entre os multicascos Alinghi 5 e USA 17, que está marcado para o dia 10 de fevereiro e, consequentemente, o dono da taça não será conhecido antes da sexta-feira 12.
O sol ainda não tinha nascido na Bahia e a transmissão oficial mostrava o desfile dos competidores em direção à linha de partida, localizada a cerca de 27 milhas do porto de Valencia. Enquanto a expectativa crescia à medida em que iam se aproximando, logo o vento tratou de arrefecer a ansiedade do público com uma brisa quase imperceptível de 1 nó. Já os velejadores de ambas as equipes mostravam semblantes tranquilos e confiantes para a primeira disputa, que teria o percurso de 20 milhas no contravento e 20 milhas na popa.
Bastou o vento aparecer para que as tripulações vivessem sentimentos opostos. O vento se firmou na boia de contravento vindo de sudoeste a quatro nós, fazendo com que aparecessem sorrisos no Alinghi 5 e rugas de preocupação no USA 17. Acredita-se que os suíços levem vantagem sobre os americanos em brisas de até 7 nós e as velocidades que estes multicascos podem atingir fazem com que qualquer diferença de desempenho em relação ao oponente seja vital para a obtenção de um bom resultado.
Contudo, na linha de largada, vinte milhas mais longe, a situação era bem diferente. Em certos momentos, a diferença na direção do vento chegou a ser de 90º em relação à marca de contravento com noroeste na largada e sudoeste na boia. Face a esta situação, a organização estipulou que não haveria sinal de preparação após as 16h30 (12h30, horário da Bahia), ainda na esperança de que o vento firmasse no percurso. Numa decisão de bom senso da CR, às 13h45 (09h45, horário da Bahia), os competidores foram orientados a voltar às suas bases e a regata foi adiada.
Assim, as equipes Alinghi e BMW Oracle terão mais um dia para treinar e fazer os últimos ajustes nos seus multicascos gigantes antes do primeiro encontro "pra valer" entre eles. O sinal de atenção está marcado para as 10h00 (06h00, horário da Bahia) da quarta-feira, 10 de fevereiro, com transmissão televisiva ao vivo no site da America's Cup e informações sempre atualizadas em português aqui no Blog da FENEB!

Fonte e fotos 1, 3 e 4: Sail World
Foto 2: Gilles Martin-Raget / BMW Oracle Racing

Nenhum comentário:

Postar um comentário