
A história da regata de hoje começou antes mesmo da largada. O USA 17 tinha a vantagem de largar amurado a boreste (com vela à esquerda) ou seja, com direito de passagem, e procurou forçar o Alinghi 5 ao máximo na largada. Como os suíços não deram espaço, os americanos protestaram e os juízes deram uma penalidade de 270º para o Alinghi 5, que optou por não cumprir a penalidade na hora e focar em uma boa partida.

Durante a perna de contravento, os suíços conseguiram recuperar a liderança por alguns minutos quando os americanos trocaram a genoa, mas o USA 17 retomou a frente e construiu uma sólida vantagem no resto do percurso até a boia de contravento. Ao montar a boia, os americanos tinham 1600 metros de vantagem sobre os helvéticos, que passaram pela marca 3 minutos e 21 segundos depois e ainda precisavam cumprir uma penalidade.
A perna de popa parecia um match race bem peculiar, com USA 17 e Alinghi 5 marcando os movimentos um do outro mesmo a três quilômetros de distância. O principal motivo para isto eram as grandes velocidades dos multicascos, constantemente acima dos 20 nós, fazendo com que a busca pelo máximo desempenho se tornasse uma obrigação vital para as equipes. Os americanos, velejando com melhor rumo e mais rápido, chegaram a abrir uma dianteira de 3500 metros em relação aos suíços na primeira metade da perna.
A vitória da equipe BMW Oracle Racing foi festejada como nunca pelos americanos e simpatizantes do time ao redor do mundo. Numa regata em que ambos demonstraram muita vontade e determinação de vencer, a vela rígida dos americanos fez a diferença e se mostrou mais efetiva tanto no contravento quanto na popa do que a vela tradicional dos suíços. O time Alinghi, mesmo chegando oito minutos depois dos americanos, mostrou grande espírito esportivo e ainda cumpriu a punição de 270º antes de cruzar a linha, com o tempo oficial de 15 minutos e 28 segundos.
Através do Twitter, a torcida do USA 17 tratou de propagar frases de apoio ao time americano como "Bring her back home" ("Tragam-na de volta pra casa") e "The wing is the king" ("A asa é a rainha"), esta última proferida pelo narrador Andy Green na transmissão ao vivo do site oficial da America's Cup. A segunda regata, que será disputada num triângulo equilátero de 39 milhas com a primeira perna de contravento, está marcada para o domingo 14 e terá o Alinghi 5 largando amurado a boreste, com direito de passagem.
Os suíços precisam vencer a próxima regata para continuarem na disputa pela Copa e forçar a disputa da terceira regata, também barla-sota com pernas de 20 milhas. No caso de vitória yankee, o centenário troféu voltará aos Estados Unidos pela primeira vez desde 1995, quando os neozelandeses do Black Magic (RNZYS/NZL) venceram os americanos do Young America (SDYC/EUA) na 29ª America's Cup. Confira as últimas novidades em português sobre a 33ª America's Cup com a gente, no Blog da FENEB!
Fonte: America's Cup e Sail World
Fotos: Sail World
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